O guia rápido do Botox: quando devo começar?
- Vinicius Melo
- 17 de jun. de 2022
- 3 min de leitura
O tratamento mais famoso quando o assunto é rejuvenescimento. Hoje, é uma busca e desejo de mulheres e homens. Mas, quando devo começar com o procedimento? Confira agora:
Desde muito tempo, o segredo de muitas pessoas para evitar o envelhecimento precoce, experimentam tratamentos com a toxina botulínica.
O botox era o segredo dos artistas que permaneciam sem marcas de envelhecimento, mesmo com uma idade avançada. Hoje, o mundo todo tem acesso a este incrível recurso estético.
Nós sabemos que começamos a envelhecer desde que nascemos e com isso, marcas de expressão, rugas e outros sinais do tempo começam a surgir. A dúvida é, quando começar o tratamento?
A ação do botox
Botox é uma substância sintetizada a partir de uma bactéria responsável por causar o botulismo, mas não tenha medo, a bactéria passa por vários processos, se tornando purificada e tendo seu uso restrito à estética — atuando como um bloqueador de neurotransmissores.
A substância quando injetada na pele, atua bloqueando a ação de estímulos causada pelos nossos neurotransmissores; impedindo a contração muscular parcialmente ou totalmente. Quando isso acontece, as rugas não conseguem deixar marcas.
Um exemplo é quando alguém que teve a substância injetada, dá um sorriso e não mostra nenhuma ruga perto dos olhos, chamadas de rugas não estáticas.
Lembrando que esse tratamento não funciona para rugas estáticas, ou seja, aquelas que não precisam de movimentos para aparecerem.
Qual é a indicação para uso do botox?
O botox é indicado para suavizar rugas e linhas de expressão no rosto: rugas da testa; Glabela (espaço entre as sobrancelhas); Rugas que se formam na região dos olhos, os famosos “pés de galinha”.
A partir do momento que notamos rugas de expressão, há uma série de fatores que contribuíram para esta causa: exposição solar em excesso, idade, má alimentação, poucos cuidados com a pele, tabagismo, drogas e entre outros.
O Botox é indicado como prevenção para rugas e também como tratamento para rugas mais suaves que ainda não formaram vincos muito fundos.
Se você se incomoda com suor excessivo em uma ou mais partes do corpo, a toxina botulínica pode ser uma opção para resolver o problema.
Ela age bloqueando a transmissão de uma substância química – um neurotransmissor chamado acetilcolina. A acetilcolina é fundamental para a contração muscular.
Com qual idade posso utilizar o botox?
Antigamente, as pessoas procuravam este tratamento com idade mais avançada (40+). Hoje em dia, notamos pessoas com idades bem menores já se beneficiando deste tratamento de forma preventiva.
Após os 25 anos, já é comum que a pessoa tenha interesse na aplicação.
Há contraindicação para o uso do botox?
Como qualquer outro medicamento, há alguns cuidados que precisamos ter quando queremos realizar este procedimento estético.
Pessoas com alergias aos componentes da fórmula devem evitar, gestantes, lactantes, pessoas com doenças neuromusculares,imunológicas, dificuldades coagulativas e quem sofre de processos inflamatórios/imunológicos, não devem fazer o uso.
Aspectos finais do guia
O botox de fato é uma substância que revolucionou o mundo e hoje é considerado o tratamento número 1 para prevenção do envelhecimento. Como vimos, o botox é derivado de uma bactéria, que logo passa por um processo de purificação e se torna pronta para o uso estético.
O botox é indicado para pessoas que estão com marcas de expressão e/ou desejam realizar este procedimento como tática preventiva. Não há uma idade certa para começar com o uso, mesmo que antigamente as pessoas começavam com 40+.
Se você está querendo aproveitar todos esses benefícios e ficar mais jovem, procure nossa clínica Revità, somos especializados em tratamentos estéticos com muito cuidado, segurança e tecnologia. Recomendamos também que converse com nossos especialistas para maiores informações sobre o botox.




Comentários